Sobre o Núcleo

O Núcleo de Assistentes Sociais do Litoral Norte de São Paulo teve seu início a partir da mobilização de membros da categoria diante da necessidade de um espaço regional de discussão da profissão no final de 2009. Muitos profissionais ansiavam por um espaço de discussão, mas por conta da distância física, muitas vezes eram impossibilitados de participar como base tanto das reuniões ampliadas na Seccional em São José dos Campos como dos demais encontros do conjunto CFESS/CRESS.
O grupo começou a reunir-se mensalmente, tornando-se formalmente uma nucleação da Seccional do CRESS de São José dos Campos em meados de 2010. Obedecendo aos aspectos formais das resoluções e Regimento Interno do CRESS, o grupo elegeu duas coordenadoras, e passou a fazer parte do quadro de planejamento de atividades da Seccional.
O Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo – CRESS 9ª Região, constitui-se de uma entidade dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira, vinculado ao Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, que tem como objetivo básico disciplinar, orientar, fiscalizar e defender o exercício da profissão de assistente social em seu âmbito de jurisdição, dentro dos princípios e normas gerais estabelecidos nos encontros nacionais CFESS/CRESS e na Lei 8.662/93. (Regimento Interno do CRESS 9ª Região).
Os Núcleos fazem parte da estrutura do CRESS, assim como as comissões e grupos de trabalho. Segundo o Regimento Interno do CRESS 9ª Região, os Núcleos são espaços de articulação e organização da categoria que cumprem o papel de interiorização, descentralização e democratização da gestão política do CRESS, tendo como referência para seu funcionamento os princípios do Código de Ética do Assistente Social e a Lei 8.662/93 (Lei de Regulamentação da Profissão do Assistente Social).
O Núcleo é, assim, um espaço de discussão das questões regionais do Serviço Social, em consonância com as atividades do conjunto CFESS/CRESS, participando, inclusive, por meio de sua coordenação, nas reuniões ampliadas da Seccional e nos encontros do conjunto. É espaço de troca, fortalecimento, posicionamento político e mobilização da categoria no litoral norte.
O Núcleo abrange os municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, estando aberto à participação de todos os profissionais de Serviço Social desses locais.
Vamos juntos(as) fortalecer a profissão na região, mostrar nossos posicionamentos, e fazer valer nosso projeto ético-político! Convidamos à todos(as) os(as) colegas a participarem das reuniões do Núcleo, cuja agenda está nesse blog. Contamos com a sua participação!