domingo, 15 de maio de 2011

SERVIÇO SOCIAL NA MÍDIA REGIONAL

O Núcleo de Assistentes Sociais do Litoral Norte, tanto para comemorar o dia do(a) Assistente Social como para divulgar a profissão, concedeu entrevistas a um jornal da região (Imprensa Livre – publicado na edição deste final de semana e no site do jornal www.imprensalivre.com.br) e à Rádio Comunitária de Boiçucanga (13/05 às 16:30).

Nosso objetivo principal era desmistificar algumas visões errôneas sobre a profissão, desde a própria denominação (utilização do termo “Assistência Social” ao invés do correto “Serviço Social”), até a formação profissional, regulamentação, atribuições privativas, entidades representativas, além dos princípios defendidos pela categoria no nosso projeto-ético político.

Agradecemos o espaço concedido nos meios midiáticos, porém deixamos aqui uma ERRATA para a matéria divulgada pelo jornal Imprensa Livre:
  • o nome correto do Núcleo é “Núcleo de Assistentes Sociais do Litoral Norte” e não “Núcleo de assistência social do litoral norte”. Assistência Social é uma política pública que compõe a Seguridade Social, prevista na Constituição Federal e regulamentada pela Lei 8.742/93. Assistente Social é o profissional cuja formação acadêmica é bacharel em Serviço Social, profissão regulamentada pela Lei 8.662/93. As duas nominações são comumente confundidas, até mesmo por historicamente o Assistente Social ser um profissional atuante na política de Assistência Social, mas se tratam de termos distintos.
  • A história da origem do dia 15 de maio como dia do Assistente Social, retirada certamente do site do CFESS/SC, não tem embasamento histórico correto. O dia é comemorado em virtude do Decreto 994/62, que regulamenta a profissão do assistente social e cria os Conselhos Federal e Regionais, ter sido editado em 15 de maio de 1962. Assim, embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei nº. 3252 de 27 de agosto de 1957, somente em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais. (essa lei foi substituída pela Lei 8662 de 08 de junho de 1993). Assim, o 15 de maio ficou instituído como o Dia do Assistente Social e passou a ser comemorada anualmente pela categoria profissional com a organização de eventos pelas suas entidades representativas. (fonte: site CFESS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá colega, deixe seu recado!